terça-feira, 16 de novembro de 2010

Síntese “História social da Infância e da família” e “Casa Grande e Senzala”

Síntese “História social da Infância e da família”

A primeira idade segundo Ariès era representada dos três aos sete anos, a idade era irrelevante. As crianças eram vistas como mini adultos, os brinquedos eram os mesmos para crianças e adultos (cartas, jogos de azar, entre outros), até o século XVIII quando o adulto perde o interesse pelos brinquedos e os jogos de azar proibidos para crianças. O ballet era um tipo de brincadeira que só servia para as pessoas se fantasiar. As vestimentas no século XVI eram da seguinte maneira: Meninos com até sete anos se vestiam igual meninas e as meninas igual a mulheres. O laço era signo da infância e o espartilho foi usado até o século XIX. A partir do século XVI, foram criados internatos para crianças aprenderem a se comportar e adquirir conhecimentos, antes elas só aprendiam ofícios, pois conhecimento não era tão importante.

Síntese “Casa Grande e Senzala”

Neste livro há um grande destaque ao patriarcalismo, o patriarca tinha domínio de tudo que se encontra em suas terras, de sua esposa até os escravos. A economia era agrária, a colonização foi vista como um ponto positivo, pois foi assim que ajudou não apenas economicamente mas também culturalmente (catolicismo), porém trouxeram muitas doenças e a escravidão . A miscigenação teve origem a partir da colonização. Ao nascimento de uma criança na casa grande, uma escrava se tornava ama de leite e muitas vezes até mãe da criança. O escravo que trabalhava dentro da casa grande tinha uma relação íntima com a família. Foi assim que a sociedade brasileira foi criada.


(Texto criado por Mariana Mu, estudante do 1º semestre do curso de Pedagogia)

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