segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Esquema


BREVE SISTEMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO

Século XV – Martinho Lutero – Reforma protestante – prédicas para que levem os filhos às escolas – escolas paroquiais

1599 – Padre Aquaviva publica a Ratio Studiorum – regras de estudo jesuítas – Contra-reforma – a Educação é para a catequese

1633 – publicação da Didactica Magna por João Amos Comênio – ensinar tudo a todos, aprende-se a fazer fazendo. Nasceu na Moravia – atual Tchecoslováquia

Século XVII – século do método – Bacon / Descartes / Locke – a mente humana é uma tabula rasa – o recém nascido só percebe o mundo exterior por meio dos sentidos – importância da Educação

Século XVIII – Jean Jacques Rosseau – século das revoluções burguesas – século da máquina. Pestalozzi – nascido em Zurique – ensaiou com crianças órfãs o método mútuo aprofundado posteriormente por Lancaster e Bell – as crianças mais velhas deveriam ensinar as mais novas – aulas passeios, sem castigos ou prêmios – seguidor de

Rosseau especialmente das obras Emilio e Contrato Social.

Herbart – alemão fundador da Psicologia Científica – O ensino deverá percorrer os seguintes passos formais – preparação, apresentação, associação, generalização, aplicação = narrativo, analítico e sintético. Esboço de lições pedagógicas – obra escrita para completar a obra Pedagogia Geral.

Froebel – alemão, seguidor de Pestalozzi, idealizador de um sistema especial de Educação para a primeira infância – fundador do jardim de infância – kindergarten. Obra: Cem cantigas de Péla 1844 – cânticos destinados a acompanhar o jogo de péla.

Século XIX – Herbert Spencer – inglês – evolução como lei universal – Darwin. Evolução é a passagem do homogêneo para o heterogêneo “sobrevivência do mais apto”. Sua obra – Educação intelectual, Moral e Física foi largamente utilizada em escolas normais, institutos para formação de professores.

Século XX – guerras, nacionalismos – facismo, nazismo, populismo. Kerschensteiner – alemão – baseado em Pestalozzi – escola ativa – colocado como educador socialista – educação fenômeno social – Escola de Trabalho – aprofundada por Pistrak – russo – pós revolução de 1917 – auto organização dos alunos – escola Josué de Castro – Veranópolis / MST.

John Dewey – 1859-1932 – orientador de Anísio Teixeira – Universidade de Chicago – “escola laboratório” -1896 / Universidade de Columbia – Nova Iorque 1904 – Educação para Liberdade.

Maria Montessori – italiana – Casa dei bambini – 1907 – importância do ambiente na Educação, mobiliário. Seu método pressupõe a libertação do aluno do professor – autonomia.

Socialistas: Teoria Progressista – Anton Makarenko – Poemas Pedagógicos – Colônia de Trabalho Gorki. Krupskaia – esposa de Lênin – enfrentar 80% da população analfabeta. Formação politécnica. Gramsci – italiano – contra-hegemonia da Educação escolar / professor como intelectual orgânico, escola unitária – humanista, de cultura geral, formativa – embasamento teórico do Ensino Médio Integrado.

Pedagogia freireana – Alfabetização de Adultos
Revolução cultural chinesa, Movimento de Alfabetização Cubano – tese de doutorado Vera Peroni – exemplo mundial

Construtivismo: Piaget, Emilia Ferreiro, Vigotsky.
Tecnicismo – taylorismo / fordismo, Teoria do Capital Humano (anos 40), Pedagogia das competências / globalização – Just in time   

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