quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sínteses dos alunos sobre as leituras do semestre.

As estudantes da Turma A da disciplina de "História da Educação: Europa e Américas" estão fazendo escritos sobre as leituras e apresentações dos grupos do semestre, os livros apresentados são: "A história social da Infância e da Família" de Phillipe Ariès e os capítulos IV e V de "Casa Grande & Senzala" de Gilberto Freyre. Iniciamos, portanto, a sequencia de escritos das estudantes.
Resumo Infância
Para Ariès, não havia a distinção da infância, esta havia surgido no séc. XVI e inserida no mundo dos adultos. Mas a partir do séc. XVII, começa haver uma necessidade de distinção da infância, ou seja, das crianças e dos adultos. No séc.XVIII, o conceito de infância era visto como algo inferior. Conforme essa concepção a infância foi sendo assimilada e considerada por direito.

A partir do séc. XVII, houve a separação das crianças menores das mais velhas. Ocorrendo simultaneamente a separação das classes sociais, ou seja, ricos separados de pobres. Havendo a distinção do ensino, uma para o proletariado e outro para as chamadas classes burguesas e aristocráticas.

No livro Casa Grande e Senzala, o autor apresenta a infância dos senhorzinhos. Quando a criança deixava o berço, ganhava de presente como brinquedo um escravo da mesma idade. A infância era mais erotizada, visto que, desde muito cedo as crianças eram estimuladas até mesmo com brincadeiras pelas amas-de-leite. Percebe-se que a infância foi sendo constituída aos poucos, houve então o reconhecimento de que a criança necessitava de alguns cuidados essenciais.
(Vanessa S.Silva, estudante do curso de Pedagogia 1º semestre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário