segunda-feira, 26 de abril de 2010

Nhande Reko



Nhande Reko[1]


Taisa Chitolina Percoski.

A oportunidade em conhecer uma outra cultura é algo muito rico e surpreendente. Estudando um pouco o povo guarani, o Nhande Reko (o modo ser guarani), percebe-se o quanto interessante pode ser entender um outro modo de vida que não seja o nosso.
Em sua cosmologia (modelo, modo de ser de uma sociedade), o Guarani se constitui como um povo xamânico, onde os seres vivos e as coisas encontram-se na mesma condição de humanidade fazendo parte de um todo. Seus ensinamentos são conduzidos pela oralidade, através das narrativas da reza e dança, sendo que desta forma se mantém viva uma história.
A palavra tem um grande poder dentro desta cultura. Ela compõe os cânticos e as rezas e acima de tudo revela os ensinamentos e as concepções da existência guarani. Esses ensinamentos fazem parte da educação que nesta sociedade não se restringe apenas a pratica escolar, ela é algo que transcende a escola e ocupa todos os espaços no modo de vida Guarani. Porém a escola vem entrando nesta comunidade não como forma de educar, mas sim, concretizando-se como um elo entre os dois mundos, pois é fundamental entender o mundo do branco, as leis, abrir caminhos para manter um contato, e também uma oportunidade de contarem sua própria história através dos registros escritos.
É preciso uma escola diferenciada que possa contemplar os ensinamentos sem descaracterizar sua cultura. Portanto a escola que está instituindo-se nas aldeias mesmo vindo carregada de preceitos ocidentais, também vem articulada dentro dos modos e costumes guaranis, respeitando o tempo que cada um dispõe para as tarefas escolares sem uma exigência temporal de aprendizagem.

[1] O modo de ser Guarani,sua cultura, também denominada Guarani Reko ou Mbyá Reko, referindo-se a essa parcialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário