segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Tradição Guarani: Alguns aspectos da Sociedade e da Educação



Ellen Mendonça de Lima
[1]

A partir da leitura de “Educação Ameríndia” (MENEZES; BERGAMASCHI, 2009) pude visualizar algumas características da sociedade guarani, as quais considero fundamentais para se compreender o Nhande Reko (modo de vida, na língua Guarani) deste povo.
O primeiro aspecto importante diz respeito a educação. Na cosmologia Guarani, educação não se separa, nem no tempo ou no espaço, das outras práticas sociais. Esse povo demonstra uma “visão abrangente de educação e a elege como meio para afirmar a tradição, fio indispensável na confecção da pessoa Guarani” (MENEZES; BERGAMASCHI, 2009. P.91).
A respeito da educação Guarani, em suas características mais específicas, podemos citar a curiosidade como marca fundamental à aprendizagem. Como diz um professor Guarani: “Para aprender tem que perguntar” (MENEZES; BERGAMASCHI, 2009. P. 88), se referindo à curiosidade tal que leva o indivíduo a fazer perguntas. Nessa perspectiva quem tem curiosidade busca o saber de forma autônoma, a partir de seus interesses. Outra característica da educação Guarani é a observação. As crianças Guarani aprendem pela observação dos modelos – especialmente seus irmãos maiores – imitando e também fazendo, sendo que a ação e a prática são primordiais nesta forma de educação.
A educação tradicional Guarani também traz a oralidade como forma de se dispor ao ensinamento que é oferecido pelo outro. Nesta cultura, a oralidade não é valorizada e expressada apenas pela fala, mas na escuta atenta e respeitosa à palavra. Ainda podemos destacar que no Nhande Reko Guarani a tradição e o respeito à experiência e ao saber dos mais velhos é a base de toda a vida social e essa tradição é passada e transferida entre as gerações através da oralidade.
Por fim, destaco o respeito como característica fundamental presente na educação Guarani, não apenas respeito aos mais velhos, “mas também um respeito a cada pessoa em sua individualidade, na forma de expressão de si e na busca do conhecimento e dos seus limites” (MENEZES; BERGAMASCHI, 2009. P.90).


[1] Acadêmica de Pedagogia, UFRGS.

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