quinta-feira, 6 de maio de 2010

EDUCAÇÃO AMERÍNDIA
A dança e a Escola Guarani


Dentro da perspectiva Guarani o que mais me surpreendeu foi o cuidado que os índios possuem não apenas com as pessoas, mas também com a própria natureza, ou seja, a cosmovisão xamânica Guarani considera a sociedade como um todo.
O cuidado dentro desta perspectiva se caracteriza não apenas pelo cuidado em si, mas um cuidado onde o objetivo é fazer com que o outro adquira autonomia. Esta relação de cuidado se estabelece entre indivíduo/indivíduo, como também entre indivíduo/universo, visto que este povo acredita ser constituído por duas almas: uma é a palavra alma sagrada-Ayvuine, porção divina, a outra é a alma telúrica ou animal-Asygua, a porção imperfeita do ser, responsável pelas paixões mundanas, e dentro desta perspectiva, os índios Guarani valorizam o universo acreditando que elementos da natureza, como a pedra, possuem uma alma a qual também deve ser respeitada.
A visão do cuidado com o universo tem seus reflexos na educação Guarani, perspectiva que permite aos indivíduos uma percepção maior de si e do outro, onde o sujeito é um ser individual e coletivo o que torna possível uma maior aceitação do outro como ele é, ou seja, torna possível a compreensão das diferenças entre os sujeitos.
Portanto destaco o cuidado como sendo um elemento de fundamental importância da educação ameríndia, pois, abrange diversos parâmetros dentro da constituição do indivíduo. Desta forma acredito que essa relação de cuidado com o outro seja um aspecto importante dentro da educação, pois permite aos indivíduos uma maior reflexão sobre si e sobre os outros levando em consideração as diferenças que tanto enriquecem as relações sociais e também permite uma maior atenção na constituição do outro para que a autonomia seja conquistada, porém, sempre levando em consideração a coletividade.





Joseane Frassoni dos Santos
Acadêmica de Pedagogia - UFRGS

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