quarta-feira, 5 de maio de 2010

O Povo Guarani.



Eis um pouco da História com H, de um povo sofrido, batalhador e pioneiro de nossa História. Um povo que batalhou e batalha sempre para ter os seus direitos, o seu reconhecimento. Um povo que valoriza a terra, a natureza, que valoriza a vida.
Já desde a História estudamos a habitação dos povos indígenas em nosso território, mas nunca paramos para pensar e questionar quem são realmente esses povos. Estuda-se muito a História antiga dos Guarani e esquecemo-nos de rever nossos conceitos sobre quem são eles.
Esquecemos de analisar na contemporaneidade os traços desses povos, seus modos de viver, sua cultura e também o âmbito da Educação. Acabamos assim, sendo sujeitos “pré históricos” quando nos tornamos analíticos desse povo, dessa cultura.
O que vemos em nossa sociedade são pessoas guarani tendo que se adequar ao nosso modo de viver, como se fôssemos precursores de toda a História. Não pouco respeito por uma cultura, por uma sociedade, por um povo. Falam-se muito em preconceito racial, homofobia, etc. Esquecemos, porém, que existem vários tipos de preconceitos e um deles é tratar os índios como se fossem “homens Neandertais”. Isso no meu modo de ver é um crime de uma sociedade individualista e excludente.
Na história dos Guaranis podemos dizer que nas regiões mais frias do planalto, a cerca de 5.000 anos atrás, surgiram as primeiras tribos no Rio Grande do Sul. Os Guarani vieram depois, tinham preferência pelas várzeas dos grandes rios.Migravam quando as terras deixavam de ser férteis, mas não eram considerados nômades e sim, semi-nômades, isso se tratando de antiguidade.
Aos costumes desse povo podemos citar que o povo Guarani é agricultor cultivando principalmente milho, batata doce, aipim, amendoim, erva mate, etc.Sua culinária é criativa e interessante. Tudo o que o Guarani faz e constrói tem haver com espiritualidade, expressa através da música. Entre os instrumentos por eles usados na atualidade podemos citar: flauta, instrumentos de percussão, chocalho etc.Eles são silenciosos, mas suas palavras são ricas em imagem e expressão, com narrativas, crenças, músicas. Podemos resgatar conhecimentos ancestrais. As músicas significam cultura e refinamentos espirituais. O artesanato é sempre preocupado em retratar a mata e os seres vivos. Eles matam, pescam, mas mesmo assim têm amor pela natureza.Fazem tecelagens com pedaços de peles como: cobras, onças e outros.
Não podemos nos esquecer que nas aldeias existem os chefes que também praticam a cura através de plantas e rituais espirituais, como vimos em um filme em sala de aula que retratava a História atualizada das tribos indígenas Guaranis e a localização das tribos em nosso Estado.
Muitos dentre nós ficamos espantados quando vimos índios utilizando celular, usando roupas, utilizando fogão, etc. Mas se eles estivessem atrelados ao passado em todos os aspectos seriam condenados pela nossa excludente sociedade. Se você pratica algo você foge de suas origens, se não pratica você é um ser ultrapassado.
O mais difícil para mim é entender quem somos nós, que tipos de seres humanos somos e que sociedade é essa que estamos inseridos.


Eder Propp Anflor
Acadêmico de Pedagogia

2 comentários:

  1. muito bom este blog, mas poderia melhorar um pouco mais, muito obrigado, me ajudou na tarefa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazemos o que podemos Letícia Victória, mas muito obrigada e esperamos poder ajudar mais.

      Excluir