domingo, 28 de agosto de 2011

Direitos Humanos - Imagens do Brasil


A exposição “Direitos Humanos – Imagens do Brasil”, que reúne imagens históricas relativas à batalha pelos direitos humanos, está aberta para visitação até o dia 16 de setembro. Instalada no Museu da UFRGS, a mostra pode ser conferida de segunda a sexta, entre 9h e 18h.

O evento é fruto do livro de mesmo nome lançado no ano passado em 10 de dezembro, Dia Internacional da Luta pelos Direitos Humanos e ocasião que também marcou a inauguração inicial da mostra, na cidade de Belo Horizonte - MG. O livro, que conta com dois ensaios curtos, empresta 60 das suas 165 imagens para a exposição. São imagens jornalísticas históricas e inéditas, contextualizadas através da história, que contam a trajetória da luta pela conquista dos direitos humanos no país.

A “Direitos Humanos – Imagens do Brasil” já esteve em Salvador, Aracaju, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Brasília e, depois de Porto Alegre, ainda passará por mais três cidades brasileiras. Com patrocínio da Petrobras e apoio da UFRGS, a exposição tem curadoria de Denise Carvalho e do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, também responsável pelos textos. O objetivo é fortalecer, perante o público, o chamado “direito à memória e à verdade” em países que, como o Brasil, entre os anos 1960 e 1980, passaram por uma interrupção da vida institucional, com a instalação de ditaduras.


(extraído do site do D.D.C. da UFRGS)

O QUE: Exposição Direitos Humanos – Imagens do Brasil
VISITAÇÃO: até 16 de setembro
HORÁRIO: de segunda a sexta, das 9h às 18h
ONDE: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro)
QUANTO: Entrada franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 3390 ou 3308 3159 – E-mail: museu@museu.ufrgs.br – Site: www.museu.ufrgs.br


http://www.ufrgs.br/comunicacaosocial/agendao/exposicao.html#direitoshumanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário