sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cinema Vanguardista Russo na UFRGS

“A montagem e o cinema russo”, é o ciclo que a Sala Redenção realiza no mês de setembro. A exibição de obras traz à tona o debate sobre a representação do cinema frente ao mundo. Serão apresentados filmes dos principais “montadores soviéticos”, como ficaram conhecidos os cineastas daquela geração, assim como de dois diretores da segunda metade do século XX que têm outra concepção quanto ao uso da montagem.


Um homem com uma câmera (Documentário, Rússia, 1929, 68min). De Dziga Vertov




Marco de um momento de afirmação da linguagem cinematográfica como arte independente da literatura e da dramaturgia, Um homem com uma câmera se destaca como exemplo da obra de Dziga Vertov, criador do Cine-Verdade e do Cine-Olho, novas formas de representação da realidade. Com montagem e conteúdo revolucionários, o filme, carregado de imagens impactantes, é símbolo de uma geração que na tentativa de transformar o mundo deixou marcas profundas no próprio fazer do cinema. A trilha sonora é composta e conduzida pela Alloy Orchestra, seguindo as instruções escritas por Dziga Vertov.

QUANDO: 01 e 02 de setembro – quarta e quinta-feira
HORÁRIO: 19h e 16h, respectivamente
ONDE: Sala Redenção (Av. Paulo Gama, s/nº, Campus Centro)
QUANTO: Entrada Franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 3933



Câmera olho (Documentário, Rússia, 1924, 78min). De Dziga Vertov



Câmera-olho foi o projeto cinematográfico mais ambicioso do diretor Dziga Vertov. Explorando o máximo da linguagem visual que a montagem oferecia, o diretor mostrou a população soviética no seu dia a dia em um caleidoscópio urbano. Favorito de Lênin, o cineasta foi também o símbolo da revolução, o traço de união entre o partido e a classe operária. A grande maioria das imagens que vemos hoje em dia do estadista russo saiu das lentes visionárias de Vertov. O líder soviético é descrito pela tradição popular, que nas palavras do cineasta, seria uma tentativa de cristalizar os pensamentos do povo sobre Lênin. O filme fez grande sucesso na União Soviética e em vários países da Europa. Após a sessão do dia 16 de abril (sexta-feira), haverá debate com Henrique Caetano Nardi, professor do Instituto de Psicologia da UFRGS.

QUANDO: 02 de setembro – quinta-feira
HORÁRIO: 19hONDE: Sala Redenção (Av. Paulo Gama, s/nº, Campus Centro)
QUANTO: Entrada Franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 3933



Tempestade sobre a Ásia (Drama/Ação, Rússia, 1928, 126min). De Vsevolod Pudovkin




O diretor Pudovkin sempre foi colocado no mesmo patamar de grandes nomes do cinema russo como Eisenstein, Vertov e Dovzhenko. Nesta obra prima, um jovem mongol, filho de um simples caçador nômade, possui um talismã antigo que pertenceu a um padre. Isto o identifica como descendente direto de Genghis Khan. Quando os invasores descobrem essa relação, um complicado jogo político se inicia. Pudovkin mostra como uma simples pessoa se transforma num líder revolucionário anticolonialista. Tido pela crítica mundial como um "poema épico".

QUANDO: 03 de setembro – sexta-feira
HORÁRIO: 16hONDE: Sala Redenção (Av. Paulo Gama, s/nº, Campus Centro)
QUANTO: Entrada Franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 3933



A mãe(Drama, Rússia, 1926, 90min). De Vsevolod Pudovkin








Na cidade operária de Sormovo, um ferreiro bêbado (Aleksandr Chistyakov), fura-greves, é morto acidentalmente por um militante, amigo de seu filho. A viúva (Vera Baranovskaia), acreditando agir corretamente, ajuda os investigadores, porém, seu filho é preso e ela se arrepende profundamente. Com isso ela participa de uma manifestação revolucionária de solidariedade proletária e entra em conflito com a polícia do governo vermelho. A Mãe teve como base o romance de Máximo Gorki.

QUANDO: 03 e 06 de setembro – sexta e segunda-feira
HORÁRIO: 19h e 16h, respectivamente
ONDE: Sala Redenção (Av. Paulo Gama, s/nº, Campus Centro)
QUANTO: Entrada Franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 3933



A greve(Drama, Rússia, 1924, 82min). De Sergei Eisenstein





Este filme mudou a estética e a linguagem do Cinema Soviético. A Greve conta a história de um grupo de trabalhadores que deixam suas tarefas assim que um dos empregados da fábrica se suicida por ter sido falsamente acusado de ter roubado umas das peças da maquinaria. A obra mostra uma visionária experimentação de manipulação de imagem, que é usada como inspiração até os dias atuais por montadores do mundo todo, ao mesmo tempo em que recria brilhantemente a greve que ocorreu em 1912 na Tsarist Rússia, em um real conflito entre operários e polícia.

QUANDO: 06 e 09 de setembro – segunda e quinta-feira
HORÁRIO: 19h e 16h, respectivamente
ONDE: Sala Redenção (Av. Paulo Gama, s/nº, Campus Centro)
QUANTO: Entrada Franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 3933



O Encouraçado Potemkin (Drama, Rússia, 1925, 74min). De Sergei Eisenstein









Segundo longa-metragem de Eisenstein, tido como um grande e revolucionário cineasta, O Encouraçado Potemkin apresenta a revolta dos marinheiros russos contra as duras condições de vida no império czarista. Tudo acontece no navio de guerra Potemkin, quando os marinheiros se cansam dos maltratos, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros recusam o alimento, então os oficiais do navio ordenavam a execução dos que protestavam. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai do controle. Repleto de poderosas imagens e uma montagem muito avançada para a época o filme é considerado como uma das maiores produções de Eisenstein. Após a exibição do filme na quinta-feira, às 19h, será realizado um debate com Vicente Moreno, professor do curso de especialização em Cinema da Unisinos.


QUANDO: 09 e 10 de setembro – quinta e sexta-feira
HORÁRIO: 19h e 16h, respectivamente
ONDE: Sala Redenção (Av. Paulo Gama, s/nº, Campus Centro)
QUANTO: Entrada Franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 3933


Outubro(Drama, Rússia, 1927, 95min). De Sergei Eisenstein





Os massacres durante as manifestações públicas, a queda do czarismo, a união das frentes, a volta de Lênin e todos os grandes acontecimentos daquele outubro de 1917 são vistos sob a ótica do mestre Eisenstein. Esta é uma reconstituição da Revolução Bolchevique de 1917 e o terceiro longa-metragem de Eisenstein, que ele fez para comemorar os dez dias de Revolução Soviética. Nessa produção, o diretor usa, de forma impressionante, métodos experimentais e sofisticados de montagem, baseados no choque entre imagens para comunicar ideias abstratas, e o conceito das massas como herói.


QUANDO: 10 de setembro – sexta-feira
HORÁRIO: 19h
ONDE: Sala Redenção (Av. Paulo Gama, s/nº, Campus Centro)
QUANTO: Entrada Franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 3933


(retirado da seção cinema do "Agendão 2010 da UFRGS")


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