quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

SÍNTESE

O livro Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre relata o que ocorreu no período colonial do Brasil. Visando a infância, são relatadas as diferenças entre as brancas, que eram mais exigidas, as negras, bastante presas e as indígenas, livres. A criança branca era tratada com certa liberdade enquanto pequena, após precisava tornar-se como adulta, utilizando suas roupas e portando-se seriamente.

As escolas, frequentadas pelos brancos, como informa o historiador Luccock não eram ventiladas, nem grandes, totalmente misturadas, todos realizavam suas atividades juntos, sem distinção de faixa etária. O Bispo Coutinho diz que o sistema escolar era extremamente eclesiástico, às vezes os negros podiam assistir às aulas. O professor era considerado como da alta classe, podendo, se necessário agredir ao aluno sem que isso lhe causasse problemas. Posteriormente, com o crescimento dos colégios, a criança foi humilhada, sofrendo abusos e explorações dentro dos internatos.

Com relação à família, o homem era tido como senhor, todos deveriam lhe obedecer, quem cuidava da criança era a ama-de-leite, uma negra ou mulata, que dava muita atenção a criança branca, sua relação era de mãe, tendo grande vínculo afetivo. A mulher ficava em casa realizando os afazeres domésticos. Havia um grande respeito na família, a intimidade era muito limitada.
Àries, em sua obra História Social da Criança e da Família, diz que no século XVI não se dava muita importância para a fase infantil, nas brincadeiras, trajes e rituais, a criança ficava junto, inserida ao mundo dos mais velhos. Informa também as modificações que essa ideia sofreu ao longo do tempo, que só na Modernidade surgiu o sentimento da infância.

A escola era indiferente a distinção das idades, pois seu objetivo não era a educação da criança. Na família, não se tinha um vínculo afetivo muito significativo, como ela era considerada adulta, a criança não possuía atenções exclusivas.
(Texto criado por Raquel Alves, estudante do 1º semestre do curso de Pedagogia)

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