domingo, 16 de dezembro de 2012

"Paulo Freire e a Escola da Ponte" texto da aluna Ângela Trevisol

"Educação Libertária e Liberdade Kantiana" texto do aluno Leonardo Peixoto

Ensaio final da disciplina do aluno Estevão Antunes

"Educação do Negro no Brasil" texto da aluna Aliziane Bandeira

"A Escola da Ponte: num canto da Europa, um ensino ousado e eficaz" texto do aluno Henrique Araujo

"O afastamento de Anísio Teixeira - Instabilidade do INEP e estabilidade da Capes durante a Ditadura Militar" texto da aluna Nathana Costantin

"A Maquinaria e a Contra-Maquinaria Escola" texto da aluna Rossana Kolodny

"Nísia Floresta e os direitos das mulheres" texto da aluna Daruzi Felippe

"Breve Panorama da Educação Medieval" texto do aluno Filipe Vuaden

Trabalho final do aluno Leonardo Rava

Seminário dos Autores - José Pacheco


"José Pacheco" texto dos alunos Eduardo Andrade, Gabriel Oliveira, João Meinke, Miguel Alaburda, Natália Bender e Vitória Sanchontene.

"A Pintura de Debret pode ser usada como imagem da sociedade brasileira?" texto do aluno Pedro Peixoto

"Nísia Floresta: da sala de aula para a literatura" texto da aluno Bruna Vieira

"Rubem Alves e a Escola da Ponte" texto do aluno Leonardo dos Reis

"A "Reforma do Ensino Médio": Manual Prático para trair Paulo Freire" texto do aluno Ramón Alejandro

"A história da Educação dos negros no Brasil" texto da aluna Renata Lima

"Palmatória" - texto da aluna Betina Lima

"Gustavo Capanema" texto da aluna Renata Campello

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Seminário dos Autores - Lourenço Filho


Trabalho sobre o autor Lourenço Filho apresentado pelo aluno Daniel Sabedot da turma C.

Seminário dos autores - Paulo Freire




Trabalho sobre o autor Paulo Freire apresentado pelos alunos
Bruno B. de Souza
Betina Zigue
Cauê Steques
Rafael Engling
 Viviane Savela
da turma C.

Seminário dos Autores - Paulo Freire







Trabalho sobre o autor Paulo Freire apresentado pelas alunas
Jordana de Moraes, Priscila Sanguinetti e Rita Machado da turma D.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Escola Técnica Centenária: Dissertação sobre a escola Técnica Estadual de Agricultura (ETA)


Trabalho final da disciplina "História da Educação: História da Escolarização Brasileira e Processos Pedagógicos" - turma C elaborado pelo aluno Rafael Feijó Engling.

Seminário dos autores - Maria Montessori


Trabalho sobre a autora Maria Montessori apresentado pelos alunos
Gabriela Guaragna
Luciano Souza
Rafaela Machado
Pamela Munique Donat
da turma D.

Seminário dos autores - Paschoal Lemme


Trabalho sobre o autor Paschoal Lemme apresentado pelos alunos
Fernando de Almeida
Mateus Timm
Matheus Araújo
Pedro Nitschke
Thaís Almada
da turma C.

Seminário dos Autores - Gustavo Capanema


Trabalho sobre o autor Gustavo Capanema apresentado pelos alunos 
Filipe De Zanetti
Márcia Reckziegel
da turma D.

Seminário dos autores - Cecília Meireles


Trabalho sobre a autora Cecília Meireles apresentado pelos alunos
Fabrício Lemos
Gustavo Rojas
Ivens Bueno
Laura da Silva
da turma H.

Seminário dos autores - Rubem Alves


Trabalho sobre o autor Rubem Alves apresentado pelo aluno Josmael Corso da turma D.

Seminário dos Autores - John Dewey


Trabalho sobre o autor John Dewey apresentado pelos alunos
André Paim dos S. Vianna
Lucas Boeira
Márcia Elena Schaedler
Rafaéli Knabach Andrade
da turma H.

Seminário dos Autores - Anísio Teixeira


Trabalho sobre o autor Anísio Teixeira apresentado pelos alunos Marcio Montagna Cossio e Melina Ribeiro da turma G.

Seminário dos Autores - Anísio Teixeira


Trabalho sobre o autor Anísio Teixeira apresentado pelos alunos
Bibiana Pereira da Silva, Nathana Costantin e Filipe Vuaden
da turma E.

Seminário dos Autores - Nísia Floresta


Trabalho sobre a autora Nísia Floresta apresentado pelos alunos
Cibele Capaverde
Davi Vergara
Fernanda Almeida
Turma H

Seminário dos Autores - Gustavo Capanema


Trabalho sobre o autor Gustavo Capanema apresentado pelo aluno Giorgio Giuliano de Marco da Turma E.

Seminário dos Autores - Francisco Ferrer


Autor Francisco Ferrer
Tiele Bertol
Frederico Müller

Alunos da Turma G

Ministério da Educação divulga novos parâmetros do Fundeb; valor mínimo por aluno cai


Heloisa Cristaldo

Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Ministério da Educação (MEC) divulgou os parâmetros de operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2012. Entre as definições está o novo valor anual mínimo nacional por aluno de R$ 2.091,37 ainda para este ano.
Houve uma queda de R$ 5 no valor anteriormente previsto pela pasta (R$ 2.096,68). Segundo portaria publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União, o valor considera a reintegração ao Fundeb dos alunos da pré-escola, atendidos em instituições conveniadas, como as filantrópicas, sem fins lucrativos.
De acordo com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esse valor mínimo é fixado, anualmente, por portaria interministerial dos ministérios da Educação e da Fazenda e pode ser ajustado, no decorrer do ano, em razão de mudanças no comportamento das receitas do Fundeb, provenientes das contribuições dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O governo federal complementa o Fundeb sempre que a arrecadação de um determinado estado não for suficiente para garantir o valor mínimo nacional por aluno matriculado na rede pública.
O dinheiro do fundo é transferido de forma automática e periódica para cada governo estadual e municipal, com base no número de alunos registrados no Censo Escolar mais recente. Na última transferência, em novembro, a União depositou R$ 755,2 milhões nas contas dos estados que não alcançam com sua própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno. Neste ano estão no grupo Alagoas, o Amazonas, a Bahia, o Ceará, Maranhão, Pará, a Paraíba, Pernambuco e o Piauí.
O valor previsto em complementação para os nove estados este ano e em janeiro de 2013 soma R$ 10,4 bilhões. A próxima transferência, no mês de dezembro, terá o mesmo valor de novembro. Em janeiro do ano que vem, o investimento da União alcança R$ 1,4 bilhão, referente a 15% de todo valor anual. A previsão do valor anual mínimo nacional para o próximo ano ainda será divulgada pelo MEC em nova portaria até o final do ano.
Constituído em 2007, o Fundeb engloba 27 fundos específicos, um para cada estado da Federação e um para o Distrito Federal. Seus recursos devem ser destinados necessariamente ao financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica, isto é, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. O Fundeb funciona como um fundo contábil, composto por uma cesta de impostos e transferências estaduais e municipais, e sua vigência se estende até 2020.
Por lei, pelo menos 60% dos recursos do Fundeb devem ser usados para remunerar o magistério e os gestores educacionais. Nesse cálculo, incluem-se professores e profissionais da área de suporte pedagógico, como direção e administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação e orientação educacional. O restante do dinheiro vai para outras despesas de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, como aperfeiçoamento de professores e compra de equipamentos necessários ao ensino.
Edição: Juliana Andrade

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-28/ministerio-da-educacao-divulga-novos-parametros-do-fundeb-valor-minimo-por-aluno-cai

Seminário dos Autores - Sobre os boletins da Escuela Moderna de Ferrer


capa de 1902

A Escuela Moderna, em Barcelona, Espanha, idealizada e fundada por Francisco Ferrer y Guardia, em 1901 funciona até 1909 quando é fechada. O ensino racionalista, base da metodologia utilizada por Ferrer que era discutida em assembléias que aconteciam aos domingos e juntamente eram discutidos os boletins da escola. Esse boletins são ótimos registros que nos transportam até o cotidiano e  idealizações da escola em relação ao ensino. Há desde a prestação de contas à comunidade escolar, em relação a aquisições da escola à numero de alunos, a livros utilizados, programas das disciplinas, além de textos que falavam da teoria racionalista e outras reflexões de Ferrer. Haviam também chamamentos e orientações tanto para professores, quanto para pais e quanto a sociedade e intelectuais. Segue abaixo alguns fragmentos (fac símiles) que ilustram um pouco do conteúdo desses boletins.


Registro de alunos do sexo masculino e feminino, o número de alunos e alunas é praticamente igualitário. Um dos princípios da escola era que meninos e meninas tinham o direito de ter a mesma educação e que não deviam ser separados em turmas por gênero. Abaixo,  a recomendação que consta em um desses boletins:


Haviam recomendações (chamamento) para os intelectuais também:

e sobre a metodologia utilizada na escola:

e as disciplinas:


bem como textos aos professores quanto às atitudes dos alunos:


Abaixo, o link com os fac símiles dos originais, de 1901 a 1903, em PDF:

Por Tiele Bertol da Turma G.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Seminários dos Autores - Anísio Teixeira



Grupo 5: autor Anísio Teixeira (Apresentação em 19/11)
Ana Raquel Flores
Daniel Sabedot Passos
Carlos Coelho
Humberto Flores
Felipe Minuzzo

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Seminário dos Autores - Cecília Meireles


Apresentação realizada pelo Grupo 8 da turma C: autora Cecília Meireles (Apresentação em 26/11)
Denise Estácio
Henrique Araújo
Afonso Antunes
Talita Grass
Mariana Pesenti
Jéssica Pozzi

Seminário dos Autores - Cecília Meireles



Apresentação realizada pela aluna Renata Lima dos Santos da turma D: autora Cecília Meireles

Seminário dos Autores - Gustavo Capanema

Apresentação realizada pela aluna Lúcia Fernanda Felix da turma H: autor Gustavo Capanema

Visita a ETA - Escola Técnica Agrícola de Viamão








































Oi pessoal,
conforme combinado estou postando as fotos enviadas pela Celina, tiradas durante a visita à ETA.

Boa semana à todos.
Abraço,
Priscila

A rebelião dos pinguins


     Produção chilena de não-ficção, que mostra os registros da chamada "Revolução dos Pinguins", quando estudantes chilenos foram as ruas em protesto contra o sistema educacional do país em 2006.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Seminário dos Autores - Nísia Floresta


Apresentação realizada pelos alunos Fernanda, Gabriela, Tiago e Vanessa da turma G.

Seminário dos Autores - Anísio Teixeira

Apresentação realizada pelo aluno Eduardo Marino da turma G.

Seminário dos Autores - Cecília Meireles

Apresentação realizada pelo grupo dos alunos Alexandre Pereira, Elisa Hoffmann, Estevão Antunes, Gustavo Rodrigues e William Tanak da turma E.

Seminário dos Autores - Conhecendo Paulo Freire



Apresentação realizada pelos alunos Ângela, Giovane, Izabel e Julia, da turma E.

Seminário dos Autores - Paulo Freire



Apresentação realizada pelo Grupo 6 da turma H: autor Paulo Freire (apresentação em 14/11)
Guilherme M. Farias
Jacson Severo
Guano Barbosa
Luciano Montone
Cassius Valter
Samantha Antunes

Seminário dos Autores - Alexander Neill


Apresentação realizada pela aluna Caroline B. Freitas da turma D