quinta-feira, 19 de abril de 2012

domingo, 15 de abril de 2012

Documentário - "Nós que aqui estamos por vós esperamos"

Concordando com a idéia de Eric Hobsbawm, de que o século XX foi na verdade um "breve século",Link o autor deste documentário nos faz viajar por uma história particular, uma história dos indivíduos, daqueles que estão fora dos manuais de história.

Ele também rejeita a linearidade do tempo histórico, a locução que conduz o espectador, a narrativa histórica e cinematográfica, desacomodando o espectador e convidando-o a dar significado às imagens que ele selecionou do século XX.

Com certeza é uma ótima incursão pela história do século no qual nascemos...

http://www.youtube.com/watch?v=maDnJcVbAoQ

Documentário - História da Ciência

http://www.youtube.com/watch?v=hAt4Tt1BcBw

http://www.youtube.com/watch?v=QblQ9SE_hPM&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=QblQ9SE_hPM&feature=relmfu

"Este documentário pertence a uma serie chamada "Legendas da Ciência", e sua proposta e ajudar na compreensão da ciência, assim como as legendas de mapa cartográfico ajudam na compreensão do mesmo. Auxiliar no entendimento da ciência no sentido histórico, cultural e principalmente filosófico."

Idealizado por Michel Serres, e apresentado na TV Escola, nos convida a compreender a ciência, os conceitos que a definem, sua história e seus limites.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Página da Educação da Unesco

http://www.unesco.org/new/en/social-and-human-sciences/themes/philosophy/



http://www.unesco.org/new/en/social-and-human-sciences/themes/philosophy/network-of-women-philosophers/


Nessas duas páginas se concentram as reflexões mais recentes da ONU sobre temas ligados a Educação, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Bem como dos temas transversais dos Direitos Humanos, no segundo link, especialmente, estão as questões sobre igualdade entre os sexos e direito à mulher também participar da criação científica, artística e intelectual dentro de sua cultura.

Vale a pena dar uma boa olhada, pode-se mudar os idiomas das páginas para o espanhol, o francês se não compreender inglês.