terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cultura indígena é tema de exposição no Museu da UFRGS


Está aberta à visitação no Museu da UFRGS a exposição “Oretataypy: presença mbya-guarani no Sul e Sudeste do Brasil”. Com entrada franca, a mostra pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Com a mostra, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a perspectiva mbya-guarani em relação ao mundo, sua cosmologia e como isso se reflete em suas atividades cotidianas.

A exposição é fruto de uma parceria do Museu com o Núcleo de Políticas Públicas para os povos indígenas da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) e Museu do Índio do Rio de Janeiro. Com a mostra, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a perspectiva mbya-guarani em relação ao mundo, sua cosmologia e como isso se reflete em suas atividades cotidianas. As atrações serão divididas em dois eixos principais: “Nossas moradas – Os Mbya no Rio Grande do Sul” e "Tape-Porã, impressões e movimento – Os Mbya no Rio de Janeiro".

Compõem o eixo “Nossas moradas – Os Mbya no Rio Grande do Sul”, a exposição “Os seres da mata e sua vida como pessoas” e a instalação “Casa Mbya-Guarani”, que será inaugurada em 16 de novembro. “Os Seres da mata e sua vida como pessoas” é formada com obras do acervo de arte das culturas indígenas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana de Porto Alegre, e fotografias de Vherá Poty e Danilo Christidis. Estes objetos revelam narrativas mitológico-poéticas sobre a origem dos animais que na visão cosmológica Mbyá são compreendidos como humanos. Neste espaço, também será exibido o vídeo de mesmo nome produzido em 2010 pela PMPA com os Mbyá e colaboração de antropólogos da UFRGS.

Já “Tape-Porã, impressões e movimento – Os Mbya no Rio de Janeiro”, conta com cerca de 60 peças de arte mbya-guarani, além de fotos e vídeos. O visitante é convidado a percorrer três ambientes: as matas, a casa da eterna alegria e um ambiente reservado à prática de produção de cestarias. Nesse trajeto serão encontradas esculturas de animais em madeira, armadilhas para caça e pesca, instrumentos de prática religiosa e peças de artesanato utilizadas como meios de subsistência. (Foto: Elisa Bortolini)

O QUE: Exposição “Oretataypy: presença mbya-guarani no Sul e Sudeste do Brasil”
QUANDO: Aberta à visitação
HORÁRIO: das 9h às 18h
ONDE: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro)
QUANTO: Entrada franca
INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE VISITAS: Telefones: 3308.4022 e 3308.3390 - Email: museu@museu.ufrgs.br - Site: www.museu.ufrgs.br

No próximo dia 14, sexta-feira, o Núcleo de Estudos Japoneses do Instituto de Letras realiza, em parceria com o Consulado do Japão em Porto Alegre, a palestra “O Teatro Tradicional do Japão: uma visão panorâmica de sua história, evolução e função social”. O evento tem entrada franca e começa às 19h30min, na sala 101 da Faculdade de Educação da UFRGS.




A palestra faz um painel a respeito das tradições do teatro japonês. Abordando os aspectos da história, evolução e função social, a conferência busca proporcionar ao espectador alguns conhecimentos sobre o teatro tradicional da cultura japonesa.

O ministrante é o professor aposentado do IL Paulo W. Gick, consultor cultural do consulado japonês e fundador do grupo teatral Yume-ga-Hara, pioneiro na implantação do teatro tradicional japonês no Brasil, com peças adaptadas à língua portuguesa.

O QUE: Palestra “O Teatro Tradicional do Japão: uma visão panorâmica de sua história, evolução e função social”
QUANDO: 14 de outubro – sexta-feira
HORÁRIO: 19h30min
ONDE: Sala 101 da Faculdade de Educação (Av. Paulo Gama, s/nº - Campus Centro)
QUANTO: Entrada franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3334 1299