domingo, 28 de agosto de 2011

Direitos Humanos - Imagens do Brasil


A exposição “Direitos Humanos – Imagens do Brasil”, que reúne imagens históricas relativas à batalha pelos direitos humanos, está aberta para visitação até o dia 16 de setembro. Instalada no Museu da UFRGS, a mostra pode ser conferida de segunda a sexta, entre 9h e 18h.

O evento é fruto do livro de mesmo nome lançado no ano passado em 10 de dezembro, Dia Internacional da Luta pelos Direitos Humanos e ocasião que também marcou a inauguração inicial da mostra, na cidade de Belo Horizonte - MG. O livro, que conta com dois ensaios curtos, empresta 60 das suas 165 imagens para a exposição. São imagens jornalísticas históricas e inéditas, contextualizadas através da história, que contam a trajetória da luta pela conquista dos direitos humanos no país.

A “Direitos Humanos – Imagens do Brasil” já esteve em Salvador, Aracaju, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Brasília e, depois de Porto Alegre, ainda passará por mais três cidades brasileiras. Com patrocínio da Petrobras e apoio da UFRGS, a exposição tem curadoria de Denise Carvalho e do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, também responsável pelos textos. O objetivo é fortalecer, perante o público, o chamado “direito à memória e à verdade” em países que, como o Brasil, entre os anos 1960 e 1980, passaram por uma interrupção da vida institucional, com a instalação de ditaduras.


(extraído do site do D.D.C. da UFRGS)

O QUE: Exposição Direitos Humanos – Imagens do Brasil
VISITAÇÃO: até 16 de setembro
HORÁRIO: de segunda a sexta, das 9h às 18h
ONDE: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro)
QUANTO: Entrada franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 3390 ou 3308 3159 – E-mail: museu@museu.ufrgs.br – Site: www.museu.ufrgs.br


http://www.ufrgs.br/comunicacaosocial/agendao/exposicao.html#direitoshumanos

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CINEDEBATE DIREITOS HUMANOS



Durante todo este ano ocorreram exibições de filmes na Sala de Cinema Redenção (localizada no coração do Campus Central) seguidas de debates com professores. Os temas discutidos são sempre encarados sob o prisma da luta pelos Direitos Humanos e por suas contradições. A entrada é gratuita e esta lista são as próximas exibições.




Mais informações:


















21/9 - DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA







Drama, 1957, 96 min. EUA Direção: Sidney Lumet Com Henry Fonda, Martin Balsam, Jack Warden

Doze jurados evem decidir se um homem é culpado ou não de um assassinato, sob pena de morte. Onze têm plena certeza que ele é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado. Decidido a analisar novamente os fatos do caso, o jurado número 8 não deve enfrentar apenas as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas também a má vontade e os rancores dos outros jurados, com vontade de irem embora logo para suas casas.









19/10 - BUDRUS







Documentário, 2010, 70 min. Israel/EUA/Palestina Direção: Julia Bacha Com

Budrus é um vilarejo localizado na fronteira entre a Cisjordânia e Israel, onde em 2003 foi realizado um protesto não-violento. A causa foi o anúncio da construção de um muro pelos israelenses, o qual destruiria oliveiras históricas e economicamente importantes para a comunidade. Ayed Morrar e sua filha estavam à frente do movimento, que conseguiu unir facções palestinas rivais, como o Fatah e o Hamas, e ainda judeus progressistas.







16/11 - OS DOZE MACACOS







Ficção científica, 1995, 129 min. EUA Direção: Terry Gilliam
Com Bruce Willis, Madeleine Stowe, Joseph Melito, Joey Perillo Globo de Ouro melhor ator coadjuvante

No ano de 2035, James Cole aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar mistério envolvendo vírus mortal que levou à morte da maior parte da humanidade. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar sua sanidade a uma médica, sua única esperança de mudar o futuro.






21/12 - FELIZ NATAL





Drama, 2005, 94 min. França/Alemanha/Reino Unido/Bélgica/Romênia Direção: Christian Carion Com Diane Kruger, Daniel Brühl, Benno Fürmann

Na época de Natal, durante a Primeira Guerra Mundial, os alemães, franceses e escoceses estão tentando manter a paz. Eles enterram seus mortos e vão jogar futebol.





UNIMÚSICA 2011

É bom aproveitar as atrações do UNIMÚSICA, que está comemorando 30 anos de espetáculos em 2011. Já estiveram no palco do unimúsica este ano músicos como Zélia Duncan e Vitor Ramil, os ingressos (cujo valor é um 1kilo de alimento não perecível) podem ser reirados no Salão de Atos.




Maiores informações no site do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS:










As atrações do fim de agosto(31/8) e de setembro(1/9) são:




Egberto Gismonti (http://pt.wikipedia.org/wiki/Egberto_Gismonti) e a orquestra de Câmara do Teatro São Pedro e no show serão interpretadas peças orquestrais como Sertão Veredas, Memória e Fado e a Fala da Paixão.